A conversa de cada verão. Férias em julho, agosto ou setembro. Cada mês tem suas vantagens e desvantagens em atividade das preferências de cada veraneante; apesar de que não é sempre que há possibilidade pela necessidade de corresponder as datas com a família, em casal ou com amigos.

Estas são as respostas de especialistas, profissionais e dados estatísticos para as principais variáveis a ter em conta: climatologia, descanso físico e psicológico, concentrações, preços e opções de lazer. Qual é o mês mais quente? O tempo mais quente em Portugal é, após a terceira semana de julho até os primeiros dias de agosto, ou melhor, a canícula, segundo explica o meteorologista Henrique Hernanz, autor do website “Sem tempo a perder”. Não há apenas diferenças pela temperatura média em julho e agosto, entre um grau centígrado e meio.

  • Enfermeira Martha – Maria Alicia Delgado. (Temporada 2)
  • Bartlebooth, Os
  • CARITAS.- Caritas de Leão AC
  • A Peregrinação (Hajj)
  • Que tal você se sente cantando em português
  • um Cronologia dos presidentes municipais

Em setembro, não obstante, a temperatura média é entre dois e três graus a menos. E quanto à sensação de calor? Na costa, o mês mais quente é agosto pelo motivo de as correntes marinhas executam com que o sol não seja tão determinante. No interior, sem o influxo marinho, o mês mais quente é julho. Mas setembro é mais gelado do que esses dois meses, é, por tua vez, mais quente que junho, pelo motivo de leva em perder o calor dos meses de verão, conforme explica Hernanz. Qual é o mês com mais oportunidades de chuva? Setembro, é claro. Na costa mediterrânea, verdadeiramente, setembro é um dos meses mais chuvosos do ano, especialmente por tempestades, conforme explica Hernanz.

Entre julho e agosto não há somente variações em Portugal. Efetivamente, a começar por Toledo pro sul, as precipitações tendem a zero. O período menos chuvoso do ano coincide com a canícula. Qual é o mês com os dias mais longos? No dia vinte e um de junho é o dia mais comprido do ano. A partir do dia 13 de junho encurtam as manhãs, e desde o dia trinta de junho encurtam as tardes, segundo explica o meteorologista Hernanz. Isto é, apesar de seja um truísmo recordar, conforme avança o verão, os dias se tornam mais curtos. Qual é a mais recomendada data pra se livrar do cansaço acumulado?

Elisa Sanchez, psicóloga do trabalho, recomenda-se não transportar em exagero o tempo de férias pra não acumular muito cansaço. Julho, ao término e ao cabo, marca a metade do ano. Além disso, o pessoal de verão está em começo de temporada, com mais energia e, deste jeito, com superior know-how de atendimento aos turistas.

Setembro, pelo oposto, supõe atrasar além da medida o descanso e, ademais, significa concentrar-se no último quarto do ano, uma enorme quantidade de dias livres entre feriados, pontes e natal. Em qualquer caso, a psicóloga recomenda dividir as férias em períodos de não mais de 15 dias, pra impedir desligar em exagero. Qual é o mais bacana mês pra descansar?

O principal objetivo das férias é de descansar. Dito isso, não existe uma fórmula única, válida para todos, visto que depende do destino e as condições da data, conforme explica a psicóloga Sánchez. Mas há fatores próprios de julho e agosto principlamente que podem ser estressantes, como engarrafamentos, noites de calor exagerado ou destinos saturados. A psicóloga sinaliza que vários conflitos familiares e de casal surgem pela sequência das férias a vida.